top of page
Image by jirayu koontholjinda

Blog Além do Sushi

Um blog colaborativo sobre comida e afetividades

Nakiryu - Provando um ramen estrelado Michelin em Tóquio!

Uma casa de ramen em Tóquio que abriu um 2012 e em 2017 se tornou o segundo ramen-ya com uma estrela Michelin do Japão, e detém até hoje. Ficaram famosos pelo "tantan men" (担々麺), um ramen apimentado e muito saboroso. Numa viagem ao Japão, a gente não poderia perder essa chance.


Curiosidade: Nakiryu 鳴龍 (なきりゅう) significa "Canto do Dragão" (de "cantar", ou grunhido...), acho que o nome faz muito sentido, já que o principal ramen é literalmente um ramen apimentado e com muita pegada!



Até sentar no balcão

Aqui é o mesmo esquema de sempre. Entra na fila, pede os tickets, senta no balcão e espere o ramen chegar! Alguns detalhes: Imagino que por ser famoso, deve atrair muitos turistas e locais. O resultado foi um fila de quase 90 minutos! Mas a espera valeu muito a pena. Depois de sentar no balcão e entregar os tickets, tudo chega em uns 5 minutos, é bem rápido.


No meio da fila de 90 minutos no Nakiryu

Provando os ramens

Desde a primeira colherada no caldo, você já percebe que é diferenciado, traz aquela surpresa pro paladar! Um ramen com macarrão dan dan, pimenta Sichuan, chilli oil, carne moída e cebolinha que trazem uma pegada aromática e saborosa. O caldo é levemente cremoso, e apesar da cor que parece um laranja-brasa, não é tão apimentado assim. A pimenta agrega sabor e originalidade pro caldo, não é aquela picância a toa. É uma combinação incrível de doce, salgado, picante e umami. Se não sabe o que pedir, eu recomendaria provar esse ramen primeiro. Tudo isso, pelo valor de apenas 850 円 (Aprox. 8.5 USD), ou seja, um dos pratos estrelados Michelin mais baratos do mundo.


Tantanmen do Nakiryu - picante e surpreendente no sabor, além do visual maravilhoso
Tantanmen do Nakiryu - picante e surpreendente no sabor, além do visual maravilhoso

Além do principal, provamos o shoyu ramen. Parece uma contrapartida ao primeiro. Um caldo a base de shoyu, porém mais levinho. O macarrão combina muito bem e vem acompanhado de um chyashu redondo grande e a clássica cebolinha (que por sinal tinha um corte muito elegante, gostei!)



Shoyu Ramen do Nakiryu
Shoyu Ramen do Nakiryu - leve, porém saboroso!


Finalmentes

Sou fã de ramen porque é sempre democrático. Mesmo em uma casa que tem estrela Michelin, eles cobram o preço normal comparado com outras casas de ramen ou redes famosas. E basta você entrar na fila que você vai conseguir comer, sem necessidade de reservas antecipadas como acontece em outros restaurantes famosos aqui no Japão. Com certeza nossa food trip ficou mais completa depois de ter passado aqui no Nakiryu.


Na jornada buscando ramens pelo Japão, esse foi um dos melhores, do lado do Touhichi e Menya Itto. Todos os três, dicas certeiras do grande @mkramenboy, do Tamashii Ramen, uma nova casa de ramen que está mandando muito bem em Pinheiros!

📍Nakiryu🐲, 〒170-0005 Tokyo, Toshima City, Minamiotsuka, 2 Chome−34−4 SKY南大塚 💸 850 円 (Tantanmen) ⭐1 estrela Michelin ⭐ 3.81 Tabelog ⭐ 4.4 Google

55 visualizações

participe da nossa comunidade

Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos novos, postagens, promoções, cupons de desconto e outros materiais sobre a gastronomia e cultura nipo-brasileira

Arigatou! Agora você faz parte do Além do Sushi!

IMG_20191203_234345.jpg
bottom of page