O macarrão Udon é muito popular no Japão e há variações bem apetitosas deste prato japonês.
Ele me traz boas e afetivas memórias da época em que eu morava com o meu pai, que é filho de japoneses. Vez ou outra havia Udon no jantar e, recentemente, eu até aprendi a prepará-lo.
Não tenho grandes habilidades culinárias, então a versão que fiz com shitake não é complexa. Foi uma pequena experiência gastronômica muito satisfatória e pretendo repeti-la outras vezes!
Pelo que já vi sobre receitas de Udon, o preparo costuma ser simples mesmo. O que pode exigir um pouco de atenção é quanto a diferentes etapas, dependendo dos ingredientes presentes nessa comida japonesa. Em geral, fica pronto entre 15 e 20 minutos.
Neste post vou falar um pouco sobre o macarrão japonês e sobre alguns tipos de pratos de Udon. Continue lendo!
O que é macarrão Udon?
O macarrão Udon é feito com farinha de trigo, água e um pouco de sal. Às vezes, ele é confundido com outros macarrões comuns no Japão, como o sobá e o ramen.
Diferentemente do Udon, o sobá é feito com trigo sarraceno e tem um tom mais bege. E também é diferente do ramen, que é mais fino e amarelado, enquanto o Udon é branco e mais espesso.
Além disso, há distinções no modo de preparo e, consequentemente, no sabor desses macarrões japoneses.
Acredita-se que o Udon tenha chegado ao Japão proveniente da China, por volta dos anos 700. Ele se disseminou no país principalmente no século XVII, segundo o site Travel Japan. Porém, hoje ele é conhecido como um prato tipicamente japonês.
O Udon pode ser feito de várias maneiras. O mais comum nessa comida japonesa é em formato de sopa. Ou seja, em um caldo que pode ter carne, ovo e vegetais.
Por exemplo, o caldo pode ser feito com ervilhas, cenouras, brotos de feijão, cogumelos, espinafre, algas marinhas (nori), tofu, carne de porco, frango ou carne vermelha... entre outros.
O macarrão Udon pode ser servido tanto frio quanto quente. Costuma-se usar como tempero do caldo o shoyu e o dashi, sendo que este último tem como base peixe ou algas.
Como fazer macarrão Udon: 3 saborosas variações de pratos
Yaki Udon
Entre as saborosas variações de prato japonês com macarrão Udon, vou começar por esta, porque foi o primeiro Udon que preparei sozinha.
A preparação é simples. Eu comprei o macarrão pronto (não fiz a massa). A embalagem do Udon contém as instruções de fervura.
Ingredientes para duas porções
250 g de macarrão Udon seco
2 colheres de sopa de óleo de gergelim
1 cebola picada em fatias
¼ de repolho branco
10 cogumelos shitake
4 cebolinhas picadas em pedaços finos
Molho
4 colheres de sopa de mirin
2 colheres de sopa de shoyu
1 colher de sopa de açúcar refinado
Como cozinhar o macarrão Udon? Basta deixá-lo em água fervente por 9 minutos e escorrer a água. Se ele estiver congelado, o tempo de fervura é menor (2 a 3 minutos).
Enquanto ele está fervendo, lave os cogumelos shitake e pique-os em tiras finas. Não precisa ser apenas cogumelo. O prato pode-se incluir outros ingredientes, como repolho e carne.
Frite as fatias de cebola com o repolho, deixe refogar por 5 minutos e depois adicione o cogumelo. Espere mais uns minutinhos e coloque o Udon.
Em seguida, é só colocar os ingredientes do molho, que são shoyu, o saquê culinário mirin e uma colher de açúcar.
Misture levemente e espere um pouco. Por fim, coloque a cebolinha para servir.
Tsukimi Udon
Quer saber outra variação de como fazer macarrão Udon? Este prato também é muito saboroso e de preparo simples.
Ingredientes para 4 porções
400 g macarrão Udon
20 g de hondashi
5 xícaras de água
4 colheres de chá de shoyu
2 colheres de saquê mirin
2 colheres de chá açúcar
4 ovos
Cebolinha em fatias finas
O Tsukimi Udon é servido quente, com um ovo escalfado por cima. Ou seja, o ovo é cozido inteiro sem a casca na panela e a gema fica líquida.
No Japão, este prato costuma ser servido durante a lua cheia, devido ao formato da gema do ovo no prato que se assemelha a uma lua.
Para preparar, ferva o macarrão por 9 minutos. Coloque o hondashi na água em outra panela até ferver por 10 minutos. Reserve.
Também em outra panela, misture o shoyu, o saquê e o açúcar. O saquê confere um sabor mais marcante ao prato.
Divida o macarrão em 4 tigelas. Separe uma xícara com o dashi e um quarto da mistura de shoyu, saquê e açúcar preparado anteriormente.
Misture ambos e ferva com o ovo cru por 3 minutos. Retire o ovo e ponha na tigela com o macarrão.
Em seguida, despeje o caldo, com cuidado para não romper a gema. Repita o mesmo procedimento para as outras três tigelas. Depois, é só colocar cebola picada ou cebolinha e servir.
Niku Udon
Niku em japonês significa carne. Então, o Niku Udon é uma sopa com carne, picada em fatias. E também está na lista de saborosas variações de Udon!
Ingredientes para duas porções:
1 colher de sopa de óleo
½ cebola ou alho-poró
½ kg de carne em fatias finas
200 g de macarrão Udon seco
Carne
1 colher de sopa de shoyu
½ colher de sopa de açúcar
2 colheres de gengibre picado fino
Caldo
3 xícaras de água
15 g de hondashi
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de mirin
Fatias finas de cebolinha
Shichimi togarashi
O tempero do caldo deste macarrão Udon é principalmente o dashi, o shoyu e o saquê mirin.
Pode ser incluído também o shichimi togarashi, que é uma mistura de sete especiarias japonesas. Entre elas, gengibre, nori, alho, sementes de gergelim e outras.
A carne utilizada com mais frequência no Niku Udon é a bovina, mas é possível também fazer com carne de porco ou de frango.
Para fazer a carne, corte-a em fatias. Acenda o fogo médio e acrescente na frigideira o óleo e a carne. Espere um pouco e adicione o gengibre e a cebola.
Depois, coloque uma colher de açúcar, o shoyu e um pouco de água por três minutos. Reserve.
Depois de ferver o macarrão al dente, escorra em um recipiente. Para fazer o caldo, leve o hondashi com água ao fogo e adicione o shoyu, o mirin e o shichimi. Acrescente o Udon e deixe ferver por mais dois minutos.
Em seguida, é só distribuir o caldo e o macarrão Udon em tigelas. Coloque a carne com a cebolinha picada por cima.
Qual é o jeito certo de comer macarrão Udon?
O Udon pode ser servido em uma tigela ou em um prato. Ele é comido com pauzinhos, cujo nome em japonês é hashi, e deve ser consumido logo após servido. Isso porque ele fica com outra consistência e perde o sabor se você deixar para comer depois.
Às vezes o prato é servido com uma colher ao lado, para sorver o caldo. Se não houver uma colher, bebe-se o caldo diretamente da tigela. Além disso, você pode usar a colher também para pegar o caldo e apoiar o macarrão junto ao hashi.
Se o Udon for de tempurá, você come o tempurá com o hashi também. Já em alguns tipos de Udon, quando o macarrão é servido frio, você o mergulha com o hashi separadamente no molho.
Por fim, no caso do Udon com ovo escalfado, costuma-se quebrar a gema com o hashi e misturá-la no caldo. A gema vai engrossar um pouco com o calor e formará um caldo cremoso.
Viu como é simples fazer essa comida japonesa? O preparo do macarrão Udon é rápido e o resultado é delicioso. Vale muito a pena experimentar!
Comments