Quer saber algumas curiosidades sobre o tempurá? Neste post vou falar sobre algumas delas, que podem ser desconhecidas mesmo para quem é fã de comida japonesa.
O tempurá é uma fritura cujo resultado é uma massa crocante, dourada e leve. Os alimentos que podem ser empanados são diversos, como legumes e frutos do mar.
A massa é preparada basicamente com farinha, água e ovo. A farinha pode ser de trigo, de arroz ou outras. Alguns chefs preferem utilizar água com gás, para adicionar camadas de ar à massa.
Então, continue lendo para saber um pouco mais sobre o tempurá!
1. Etiqueta para comer tempurá
Ao comer tempurá em um restaurante, é importante se atentar à ordem para ingerir cada peça.
Se há vários tipos de tempurá em um prato, os mais leves devem ser comidos primeiro. Por exemplo, os de vegetais e o de camarão, porque os sabores vão se aprofundando à medida que você os degusta.
Entre as curiosidades sobre o tempurá, já li que, quando você vai a um restaurante japonês e pede o aperitivo, o primeiro que você deve ingerir é o de camarão.
A explicação é que os camarões, segundo os chefs, são considerados especiais devido à cor única que apresentam após a fritura se comparados a outros frutos do mar.
Infelizmente, sou alérgica a camarão e não posso seguir essa etiqueta. Mas, se você também for alérgico a este delicioso crustáceo, é só começar pelo tempurá de cenoura e estará tudo certo…!
Uma recomendação é que, no Japão, ou se você for a um restaurante japonês para comer tempurá, a bancada é um lugar quase sagrado.
Assim, se você reservar o local, pode-se observar a preparação, a habilidade do chef, os sons e toda a imagem e ambientação envolvida na experiência de degustar um verdadeiro tempurá.
Vale lembrar que este prato deve ser consumido quente e logo após servido.
Ainda quanto às curiosidades sobre o tempurá, uma regra de etiqueta que pode não ser tão conhecida é também inusitada. Deve-se evitar usar perfumes se você for comer na bancada de um restaurante japonês.
Isso porque o aroma pode interferir no olfato e na apreciação da comida. Falar ao celular enquanto come também é considerado rude.
2. Quais temperos devo colocar no tempurá antes de comer?
Existem diferentes condimentos que podem acompanhar o tempurá. Por exemplo, molho tentsuyu, gengibre, wasabi, rabanete, nabo, limão ou sal.
Se estiver em um restaurante, você pode perguntar ao chef qual combina mais com qual tempurá.
Em geral, a prática é que você mergulhe primeiro o tempura no molho tentsuyu para depois tocar o sal. Ou você pode comer o tempurá só com o molho ou só com o sal.
Existem diferentes tipos de sal para comer com o tempurá. Um deles é o sal de matcha, que é feito com chá verde em pó.
Mais curiosidades sobre o tempurá: outros sais que podem acompanhá-lo são o sal de curry, sais de pimenta e os mais cítricos feitos com casca de yuzu, que é uma espécie de tangerina oriental.
O rabanete ralado costuma ser servido com o tempurá para equilibrar a oleosidade da fritura. Já o gengibre pode ser servido fresco também para acompanhar o molho tentsuyu.
Para esclarecer, o molho tentsuyu é feito com shoyu, mirin, gengibre em pó (opcional), um pouco de água e dashi, que é um caldo de peixe com algas. O mirin, para quem não sabe, é um saquê culinário de arroz doce.
Com todos esses sabores, a ideia é que o conceito de “umami” torne a experiência de saborear o prato única e muito aprazível.
3. Diferentes formas em que o tempurá pode ser servido
O tempurá pode ser servido também como sobremesa. É o caso do tempurá de sorvete! Isso mesmo, o sorvete frito está entre as curiosidades sobre o tempurá.
Ele é frito com a massa ao redor e há diversas etapas no preparo para que não derreta.
Descobri que existe tempurá de sorvete de chá verde, de sorvete damasco, de menta com ganache… E espero encontrar algum desses por aí algum dia!
Os que já experimentei na Liberdade e em Brasília eram de sabores tradicionais mesmo - chocolate, morango e coco - e achei realmente incrível a mistura de texturas dessa sobremesa crocante por fora e cremosa por dentro.
Doce ou salgado, o tempurá tem sempre um lugar especial no paladar de quem aprecia a culinária japonesa. Ele pode ser servido como aperitivo ou sobremesa, isoladamente, mas existem outras opções.
Existe o tempurá de ovo, com a gema de ovo não totalmente cozida, derretendo um pouco por dentro. Outro modo de servir o tempurá é com macarrão udon ou sobá.
No estilo Donburi, o tempurá é servido com arroz. E, na lista de curiosidades sobre o tempurá, está a seguinte também.
Ele pode ser servido com arroz e chá verde despejado por cima, até que o arroz fique submerso. O nome deste método é ochazuke.
4. Comer tempurá engorda?
Quando se pensa em fritura, muitas vezes já se faz a associação de que não é um alimento saudável, que traz riscos à saúde e que engorda.
Na verdade, os riscos se elevam se a quantidade de frituras ingeridas for excessiva ou se for uma prática muito constante.
Mesmo que você não coma frituras e consuma outros alimentos (gordurosos) em excesso, pode haver aumento de peso.
Mas comer tempurá de beringela provavelmente não apresenta os mesmos riscos que comer batata frita.
Além disso, o hábito de comer rabanete com tempurá ajuda a decompor a gordura. Inclusive, o rabanete é conhecido por auxiliar na perda de peso. Ele também é desintoxicante e diurético.
5. Nomes de alguns tempurás em japonês
Para finalizar algumas das curiosidades sobre o tempurá, confira a seguir alguns nomes em japonês deste aperitivo.
Às vezes, nos restaurantes japoneses, o cardápio não contém a tradução de todos os termos. Então, saber alguns nomes em japonês pode facilitar a sua vida.
Ebi - camarão
Sakana - peixe
Nasu - beringela
Kinoko - cogumelos
Kobacha - abóbora
Satsumaimo - batata-doce
Kakiage - “hambúrguer” de tempurá com vários vegetais e frutos do mar
Gostou de saber um pouco mais sobre este prato?
Siga o @alemdosushi no Instagram!
Comments