Você já ouviu falar da panqueca japonesa okonomiyaki? É um prato delicioso que pode ser preparado com diferentes ingredientes.
Existem diversas variações dependendo do local em que é preparado no Japão. Por exemplo, em Hiroshima o preparo é de determinada forma. Em Osaka ou em Tóquio, é de outra.
Mas, independentemente do estilo, este prato é fácil de fazer e é também carregado de história. Para saber mais sobre o okonomiyaki, acompanhe a leitura!
O que é a panqueca japonesa okonomiyaki?
A panqueca japonesa okonomiyaki é frita em uma chapa, feita de massa de farinha de trigo, caldo de peixe, ovo e repolho. Ou quaisquer outros ingredientes acrescentados de acordo com o gosto pessoal.
O termo “okonomi” significa “o que você preferir”. Então, é bem versátil e pode conter carne, peixe, frutos do mar, verduras, queijo e outros. Já o termo “yaki” significa “grelhado”.
E, em muitos restaurantes no Japão, os próprios clientes podem fazer o okonomiyaki. Há mesas possuem uma chapa de ferro para que a pessoa monte o próprio prato.
Algumas das variações comuns são com porco, camarão, polvo ou inhame. E há também variações “veganas”, com queijo, mochi e kimchi.
Não se trata exatamente de uma panqueca e, às vezes, compara-se o okonomiyaki a uma espécie de pizza ou a uma omelete. Mas, talvez, a única coisa que tenham em comum seja o formato redondo.
Panqueca japonesa okonomiyaki ao estilo Hiroshima
No Japão, o prato é bastante popular na cidade de Hiroshima, embora seja também em outros locais, como Osaka, Kyoto e Kobe, na região de Kansai.
Porém, em Hiroshima há mais restaurantes per capita de panqueca japonesa okonomiyaki que em qualquer outro lugar no país. São mais de 2 mil, segundo a BBC.
Inclusive, existe uma “vila Okonomi”, ou Okonomimura, no centro de Hiroshima, com mais de 25 restaurantes okonomiyaki e com diferentes variações do prato.
Essas variações vão além do tradicional prato com carne de porco e podem ser de ostras, carne de soja, enguia e outros.
No estilo Hiroshima, o okonomiyaki costuma ser preparado com macarrão sobá ou udon.
Além disso, não se misturam os ingredientes durante a preparação. Eles são preparados em camadas, uns sobre os outros.
É diferente do estilo Osaka, em que os ingredientes são todos misturados na massa e depois são grelhados.
No estilo Tóquio os ingredientes são grelhados separadamente, colocados em um círculo e, em seguida, coloca-se a massa no meio. Nesse caso, costuma-se servir diretamente na grelha com uma espátula.
Em Hiroshima, começa-se o preparo grelhando o repolho picado e adicionam-se os outros ingredientes em camadas, incluindo o macarrão frito.
Depois, a panqueca é virada sobre ovos fritos, que podem ser servidos dos dois lados ou apenas de um lado.
A panqueca japonesa okonomiyaki é servida também com molho okomi, alga seca em pó e maionese.
História da panqueca japonesa okonomiyaki
O okonomiyaki é um prato japonês consumido atualmente em reuniões com amigos ou familiares. Mas sua história nem sempre foi festiva.
Como pode ser feito com itens baratos e por ser de fácil preparo, o prato se difundiu em momentos de crise no Japão. Por exemplo, depois do terremoto de Kento em 1923 e também durante a Segunda Guerra Mundial.
Segundo a BBC, o okonomiyaki se tornou muito popular após a bomba atômica, quando havia escassez de comida e era preciso “improvisar” de acordo com os ingredientes disponíveis.
Antes da Segunda Guerra, porém, já havia surgido o "issen yōshoku", que consiste em uma panqueca coberta de cebolas e peixe.
Depois do trágico lançamento da bomba atômica, em Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, os sobreviventes coletaram pedaços de ferro nos escombros e os utilizaram como fogões improvisados para fazer o issen yōshoku.
Já com a reconstrução da cidade, surgiram muitas barracas de comida que vendiam issen yōshoku.
Grande parte dessas barracas se concentravam onde hoje se encontra o Okonomimura.
Foram acrescentados à panqueca japonesa okonomiyaki diversos outros ingredientes, inclusive o macarrão. A ideia era que o prato se tornasse uma refeição principal, uma vez que o arroz havia se tornado um item caro.
No fim da década de 50 do século XX, o prato estava presente em todas as classes sociais e representava um símbolo de resistência e de superação daqueles tempos difíceis.
Entretanto, mesmo tendo se disseminado após a Segunda Guerra, o okonomiyaki tem raízes mais antigas.
Primeiramente, o termo okonomiyaki surgiu em Osaka. De acordo com a National Geographic, as origens do okonomiyaki remontam ao período Edo (1683-1868).
Na era Meiji (1868-1912) já havia um prato parecido com a panqueca que surgiria depois, embora inicialmente fosse de sabor doce.
Receita de okonomiyaki estilo Hiroshima
Ingredientes para 2 porções (receita de Namiko Hirasawa Chen)
⅔ xícara de água
1 colher de chá de mirin
¾ xícara de farinha
3 folhas grandes de repolho
1 cebola verde
cebolinha
2 colheres de sopa de katsuobushi (flocos de bonito seco)
4 colheres de sopa de tenkasu
um punhado de broto de feijão
2 colheres de sopa de tororo kombu
6 fatias de panceta finas
2 porções de macarrão yakisoba
2 ovos
Coberturas
Molho okonomi
Maionese japonesa
Aonori (alga verde seca)
Gengibre vermelho em conserva (beni shoga ou kizami beni shoga) - enfeite opcional
Como fazer okonomiyaki estilo Hiroshima
Para fazer a panqueca japonesa okonomiyaki estilo Hiroshima, acrescente água e mirim em uma tigela grande.
Coloque a farinha e bata até incorporar. Deixe a massa esfriar por pelo menos uma hora na geladeira para que a textura fique lisa.
Depois isso, corte o repolho e a cebolinha em fatias finas. Moa o katsuobushi até que se transforme em um pó fino.
Os ingredientes são para 2 porções, então divida todos os ingredientes em duas partes iguais.
Aqueça uma grelha antiaderente. Despeje ¼ xícara da massa na chapa quente. Mova com a parte de trás da concha, em um movimento espiral, do centro em direção à borda da massa.
Esse processo fará com que a massa fique mais fina e mantenha uma forma redonda. A largura da panqueca deve de 20 a 23 cm.
Polvilhe o katsuobushi moído na massa e coloque o repolho por cima.
Em seguida, coloque tenkasu, cebolinha e broto de feijão por cima também.
A próxima etapa para preparar a panqueca japonesa okonomiyaki é colocar o tororo kombu (opcional) e 3 fatias de panceta finas.
Despeje 1 colher de sopa de massa por cima para conferir aderência. Usando duas espátulas, uma de cada lado, gire com cuidado e rapidez.
Ligue o fogo a 200 ° C para fritar a carne. Não pressione o crepe com a espátula ainda.
Quando a panceta não estiver mais rosada, diminua o fogo para 170 ° C e espere. Se você estiver usando uma frigideira, comece a aquecer outra frigideira.
Macarrão
Separe o macarrão com as mãos e coloque-o no espaço aberto da grelha (ou da 2ª frigideira). Frite o macarrão até que esteja coberto com óleo. Adicione 1 ou 2 colheres de sopa de molho okonomi e cubra com o macarrão.
Faça o macarrão em uma forma redonda semelhante ao tamanho da panqueca. Agora, usando duas espátulas, transfira o okonomiyaki para cima do macarrão.
Aqueça o óleo e quebre um ovo na 2ª frigideira ou na chapa. Espalhe rapidamente o ovo no mesmo tamanho do okonomiyaki.
Antes que o ovo esteja completamente frito, coloque o okonomiyaki em cima do ovo.
Quando o fundo do ovo estiver pronto, use as duas espátulas e vire o okonomiyaki pela última vez.
Para finalizar a panqueca japonesa okonomiyaki estilo Hiroshima, tempere com molho okonomi, maionese e aonori.
Já pode servir!
Comments