top of page
Image by jirayu koontholjinda

Blog Além do Sushi

Um blog colaborativo sobre comida e afetividades

Inspiração nas Olimpíadas, os pratos favoritos dos personagens de Haikyuu

Atualizado: 5 de dez. de 2021

Nesse ano de 2021, apesar dos males causados pela COVID-19, o mundo teve um alento e por 1 mês teve a maior competição esportiva mundial: Olimpíadas de Tokyo 2020.


Era visto entre uma entrevista e outra, a influência do anime/mangá HAIKYUU na vida dos jovens jogadores da seleção japonesa. Como foi relatado por muitos, o anime teve grande impacto no esporte japonês, crianças e jovens se dedicaram fortemente à prática do esporte, inclusive era possível notar semelhanças entre o protagonista Hinata Shoyou e o jogador Yuji Nishida, que parecia voar na quadra com a altura dos seus ataques.


Por conta disso, decidi fazer uma série de posts falando sobre as comidas favoritas dos personagens do anime começando com o aspirante a ace Hinata Shoyou.


Hinata Shoyo: Tamago kake gohan 卵(たまご)かけ 御飯(ごは)


Tamago kake gohan é uma comida extremamente simples, que consiste em arroz cozido, ovo cru quebrado por cima, além disso também tem os toppings, que são relativos a cada um, existindo diversas escolhas. É um café da manhã extremamente comum no Japão, pelo fato de ser nutritivo também bastante rápido de ser feito.


Mas além do prato em si, você sabia que ele tem uma história bem longa e antiga por trás? Pois é, tudo começou 400 anos atrás, durante o Período Edo (1603 – 1867), o budismo era contra a morte de outros animais, logo o frango/galinha era comumente encontrado como um animal de estimação e o ovo era uma oferenda para os deuses e quem comesse seria passível de punições divinas.


Passou-se um tempo e foi percebido pelos japoneses que nem todos os ovos davam vida a novos frangos, então quebrou-se o tabu de comer ovos, frangos e galinhas passaram de animais de estimação para animais de fazenda, que agora serviam para a venda de ovos, mas não se engane, ao contrário dos dias de hoje que ovo é razoavelmente barato, antigamente era um artigo de luxo, caro e que só a elite consumia.

Apesar de ser antiga essa história, por conta da utilização do ovo, é dito que o prato somente foi inventado de fato na Era Meiji (1868 – 1912) por Ginko Kishida (1833 – 1905), que ficou maravilhado pelo sabor do e pela textura dos ovos e do arroz cozido juntos. Ele indicava e compartilhava para todos os conhecidos essa sua criação, tanto que foi noticiado numa revista da época, no artigo publicado ele quebrou 4 ovos em cima de uma tigela de arroz cozido para o café da manhã.


Um tipo de Shoyu exclusivo?


Não foi assim do dia pra noite que esse prato se tornou famoso por todo o Japão, por mais que tenha sido criado na Era Meiji, e tenha sim se popularizado como uma comida típica de café da manhã para os japoneses, foi neste século que ocorreu seu boom: Graças ao shoyu especial para o tamago kake gohan criado nos anos 2000, sim existe uma linha de shoyu somente para esse prato.


Começou num pequeno vilarejo chamado Yoshida situado na província de Shimane, que estava passando por dificuldades tanto financeiras quanto populacionais, era sabido pelos habitantes e pela prefeitura que muitos jovens iam embora depois de certa idade por falta de oportunidade de emprego e isso levou a uma queda populacional enorme. Houve então um esforço entre o governo e uma empresa privada para melhorar a cidade utilizando os pontos fortes da região, eles possuíam um arroz delicioso, bons legumes e vegetais e tentaram seguir no ramo dos picles e nishime.


Apesar disso eles entenderam que era necessário um esforço conjunto com a população, da qual foi pedido um investimento de 50.000 yen por parte dos moradores, que teriam uma parte da companhia e ajudariam na melhora da vida da população em geral, e por mais que isso fosse uma quantia grande para muitos ali, eles ainda conseguiram levantar o dinheiro e em abril de 1985 foi criado a companhia público-privada Yoshida Furusato Mura Co Ltda.


Contudo ainda demorou para que a companhia e a comunidade conseguissem emplacar uma ideia de real sucesso, o que aconteceu em 2001, quando um fazendeiro pediu algo que pudesse vender com seus ovos. Então tiveram a ideia de um molho especial para se comer com tamago kake gohan, demorou um tempo, mas em 2002, enfim, foi lançado o primeiro molho especial para a iguaria chamado de Otamahan.


A antiga nova iguaria


E apesar de ser um prato simples, e já extremamente conhecido, após a criação do Otomahan o prato ganhou ainda mais força no gosto popular, tendo sido criados restaurantes especializados no prato e até um Simposium foi criado em homenagem a iguaria que se popularizou ainda mais pelo país.


Afinal é um prato simples, saboroso, rápido e prático, que pode conter toppings de acordo com o comensal como: pasta de alga marinha, peixe seco em flocos, anchovas, picles, mariscos, peixes no vapor, tonkatsu entre muitas outras que vai com sua imaginação, afinal a essência do prato estará sempre lá. Na minha opinião o Hinata tem uma ótima comida favorita.


Fonte: Suzuki, M. Raw eggs on Rice is japanese feast. 2014. DIsponível em: https://www.tofugu.com/japan/tamago-kake-gohan-raw-egg-on-rice/

Mundo Nipo. Receita de Tamago Kake Gohan. 2020. Disponível em: https://mundo-nipo.com/culinaria/06/07/2020/receita-de-tamago-kake-gohan/




Fonte: https://br.pinterest.com/pin/220183869266687473/

69 visualizações

participe da nossa comunidade

Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos novos, postagens, promoções, cupons de desconto e outros materiais sobre a gastronomia e cultura nipo-brasileira

Arigatou! Agora você faz parte do Além do Sushi!

IMG_20191203_234345.jpg
bottom of page