top of page
Image by jirayu koontholjinda

Blog Além do Sushi

Um blog colaborativo sobre comida e afetividades

A origem do Sushi: do período Edo para o mundo

Por mais que por aqui não falemos muito sobre sushi (obviamente), sua origem remete a algo extremamente simples.

Como é muito bem conhecido nos dias de hoje, o sushi com certeza foi um dos maiores disseminadores da cozinha e cultura japonesa para o mundo. Assim como os animes, o sushi foi altamente responsável por fazer com que o mundo, principalmente o ocidente, se encontrasse e se adaptasse a parte do gosto dos japoneses, mas como isso tudo começou, você sabe?


O sushi parece ser uma preparação tão simples, é basicamente: arroz, algas e peixes ou frutos do mar crus, mas não se enganem essa é uma arte difícil de se dominar que requer técnica, determinação e tempo. Os maiores sushimans levaram de 10 a 30 anos (às vezes a vida inteira) para se tornarem mestres, o treinamento é tanto que aprendizes chegam a andar com o arroz no bolso no seu dia a dia, para que se acostumem com a textura e sensibilidade do arroz. A dedicação é tanta, que muitas casas de sushi renomadas não sabem o cardápio até o dia de servir. Checam o que chegou, totalmente fresco, vindo quase direto do alto mar, dos seus melhores fornecedores, ou seja, os Mestres sabem trabalhar com qualquer iguaria e conseguem aplicar isso em seus pratos horas antes de servirem aos seus clientes. Sem sombra de dúvidas, irão conquistá-los com tamanha perfeição e harmonia entre técnica perfeita e experiência.


Apesar de tudo isso que se vê hoje em dia, como foi dito antes, sua origem é muito mais simples e humilde, inclusive o seu público-alvo de origem. Para explicar isso melhor temos que voltar alguns séculos atrás, no Japão do período Edo. Nessa época o Japão era fechado para o exterior, tudo que acontecia era basicamente comércio nacional (houve algumas influências exteriores mas deixemos isso pra outra hora) e Edo era a gigantesca capital do Japão, tanto em pessoas quanto em comércio 1. Diariamente milhares de comerciantes e viajantes passavam pela grande capital japonesa, muitos deles humildes, outros grandes comerciantes mas o ponto é: a movimentação de pessoas era enorme e muito rápida, assim como hoje muitos deles precisavam de comidas ágeis e práticas, tanto para não se perder tempo, quanto para comer de forma ágil e prática, e assim se iniciou uma história que quase 400 anos depois é famosa e influente por todo o mundo, a história do nosso querido sushi.



O sushi foi criado como uma espécie de “fast food” para trabalhadores, comerciantes e viajantes, uma forma simples que juntava tudo que se queria e era essencial numa refeição: arroz e peixe. Era comum barraquinhas de sushi pelas ruas, claro que existem diferenças com os consumidos hoje em dia, os niguiris eram maiores para aplacar mais a fome, era uma comida simples para pessoas humildes e de uma classe mais comum. Felizmente isso não foi um empecilho, já que nosso querido sushi sobreviveu todos esses séculos e hoje é uma das iguarias mais famosas, deliciosas conhecidas e comercializadas por todo o mundo.


Fontes:

¹ EDO NO SHOKA BUNKA, Harada Nabuo, 2014.



78 visualizações

participe da nossa comunidade

Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos novos, postagens, promoções, cupons de desconto e outros materiais sobre a gastronomia e cultura nipo-brasileira

Arigatou! Agora você faz parte do Além do Sushi!

IMG_20191203_234345.jpg
bottom of page