top of page
Image by jirayu koontholjinda

Blog Além do Sushi

Um blog colaborativo sobre comida e afetividades

5 comidas japonesas deliciosas dos filmes do Studio Ghibli

Studio Ghibli é muito famoso pelos seus personagens adoráveis, a atmosfera das cenas e as histórias interessantes, mas um dos elementos que nem todo mundo percebe ou valoriza é a comida. Todos os fãs de Ghibli viram algum filme do Miyazaki, como a Viagem de Chihiro ou Totoro, e ficaram com vontade de comer ou pelo menos descobrir o que eram aquelas comidas maravilhosas. Infelizmente, não é tão fácil recriar todos esses pratos.


Nesse post, vamos listar as top 5 comidas suculentas dos filmes do Studio Ghibli. Selecionamos uma comida por filme. Como bônus, colocamos onde provar esses tipos de comida nos restaurantes que já visitamos!

5. Okayu - A Princesa Mononoke (Mononoke-hime)


Friamente, okayu é um mingau de arroz. Um prato que se come quando se está doente ou em dias frios, o que faz dela uma comida bem confortante. Vários ingredientes tais como umeboshi, frango e rabanetes podem ser adicionados se desejado. Na cena, Ashitaka e Jigo compartilham essa refeição e certamente funciona para o efeito de conforto. Ashitaka está no seu momento mais sozinho, saindo de seu vilarejo por conta da maldição no seu braço. Jigo oferece a comida com companhia e conforto, que são os símbolos do okayu.


Onde comer um bom Okayu: Um prato muito caseiro, nunca vi em restaurantes, se alguém souber conta pra mim!


4. Tempura - Da Colina Kokuriko (Kokuriko-zaka kara)


Um exemplo de cena que faz a gente passar aquela vontade boa. No Da Colina Kokuriko temos essa cena em que fazem um tempurá maravilhoso. Não só pela imagem que dá vontade de comer na hora, pela cena que é tão bem feita, mas quem já provou um bom tempurá sabe o quão gostoso é. Um prato que é bem caseiro, mas que no Japão existem casas que se dedicam exclusivamente pra fazer tempurás.


Onde comer um bom Tempurá: Tempura Ten, Izakaya Matsu e Aizomê


3. Oniguiri - A viagem de Chihiro (Sen to Chihiro no Kamikakushi)


O Oniguiri (bolinho de arroz) que a Chihiro ganhou na cena também é um exemplo do tipo de comida simples: um bolinho de arroz. Encapado em Takenokawa, folhas secas de bambu, é uma forma "antiga" da era Showa, de servir. Nessa cena, Haku dá um oniguiri para Chihiro logo depois que seus pais foram transformados em porcos. Num mundo onde tudo muda muito rápido, é um pequeno conforto para a personagem.


Onde comer um bom oniguiri (grelhado): Izakaya Kuroda, Yorimichi Izakaya e Nombe Izakaya.

Onde comer um bom oniguiri de Konbini: Marukai, Casa Bueno, Empório Azuki. Aqueles que vem embaladinhos em plástico, muito práticos, preço justo e prontos pra comer!

2. Ramen - Ponyo


Se tem ramen, certeza que vai dar fome e vai estar muito apetitoso! Do jeito que foi desenhado, o ramen é perfeito em todos aspectos, desde a fumaça, transparência do caldo e a organização dos toppings. Legal que mostram parte do preparo do prato também, o que faz da cena ainda mais especial. Ramen é o tipo de comida que quem não conhece acha que é algo fácil, porém é uma arte fazer essa tigela chegar perfeita na mesa.


Onde comer um bom Shoyu Ramen: Jojo Lab (Kyoto Shoyu Ramen), Tamashii e Lamen the Bowl


1. Obentô - O Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro)


Uma caixinha de obentô pode reservar muita felicidade pra quem for comer essa refeição. Normalmente, os obentôs são caixinhas de comida que os pais ou avós preparam para as crianças ou pra quem precisa sair e comer algo no caminho. Eu lembro muito dos que a minha mãe fazia quando eu tinha excursão da escola! Essa é uma das cenas mais legais de comida de todos os filmes, que acontece no Totoro, um dos filmes favoritos de muitos dos fãs do Studio Ghibli. Nessa cena, mostra um Obentô bem tradicional, arroz feito no okama (panela tradicional), e pegam com Shamoji (colher de madeira). Além de servir com o umeboshi no meio do arroz, fazendo referência a bandeira do Japão.


Onde comer um bom Obentô: Aizomê, Yakitori Mizusaka e Azê Sushi .



385 visualizações

Comentarios


participe da nossa comunidade

Assine a nossa Newsletter para receber conteúdos novos, postagens, promoções, cupons de desconto e outros materiais sobre a gastronomia e cultura nipo-brasileira

Arigatou! Agora você faz parte do Além do Sushi!

IMG_20191203_234345.jpg
bottom of page